eMobility

Sustentabilidade na prática.

Acreditamos no Acordo de Paris e a mobilidade elétrica é a nossa chave para a sustentabilidade. Para dar o nosso contributo para o objetivo global, estabelecemos um plano de condução claro para uma indústria de transporte neutra em termos de CO₂. E, com o eActros, hoje já vivemos a neutralidade de CO₂ local.

Para nós, a sustentabilidade não se limita a um eTruck. É na redução de CO₂ que vemos o panorama geral. Por isso, a partir de 2022, a produção em todas as fábricas europeias da Daimler atingirá a neutralidade carbónica. Além disso, reduzimos consistentemente as nossas emissões de CO₂ e tentamos evitá-las sempre que possível, de modo a conseguir que a produção seja neutra em termos climáticos. Além da aquisição de eletricidade verde, estamos a desenvolver de modo consistente as energias renováveis nas nossas instalações. Um contrato de fornecimento de energia elétrica geral deverá garantir também que todas as instalações da Daimler Truck AG na Alemanha conseguem satisfazer todas as suas necessidades de eletricidade com base em fontes de energia renováveis, tais como energia eólica, solar e hidroelétrica.

Sustainability content co2 neutral production

Na comparação direta, o eActros é até duas vezes mais eficiente do que um camião a diesel. Isto é possível utilizando a sua energia de forma eficiente através do ePowertrain e da recuperação (para a recuperação particularmente elevada da energia de desaceleração). A solução personalizada para camiões elétricos, com foco no transporte de distribuição pesado no espaço urbano, convence com um peso otimizado da cadeia cinemática, maior eficiência e condução silenciosa. O eixo elétrico utilizado, com os seus dois motores elétricos separados, permite uma potência máxima de 400 kW.

Poupar energia e, consequentemente, poupar recursos depende não só da eficiência do conjunto propulsor, mas também de forma decisiva do estilo de condução e do comportamento de condução do condutor.

A condução que poupa energia e recursos não depende apenas da eficiência da cadeia cinemática, mas também de forma decisiva do estilo de condução e do comportamento de condução dos condutores. Por isso, a Mercedes-Benz Trucks oferece uma formação de condução especialmente adaptada ao eActros. Começando pelos passos de trabalho básicos, como o carregamento do camião, a consulta de informações específicas do sistema elétrico e a sua implementação na rotina diária de condução, os participantes devem aprender especialmente o manuseamento do novo ePowertrain. A formação transmite as dicas necessárias para aproveitar ao máximo a recuperação do acionamento, permitindo assim uma condução otimizada em termos de autonomia e que poupe a bateria.

Sustainability content e specific

Ambas as tecnologias permitem um transporte limpo. Se as viagens forem bem planeadas e os dados básicos forem adequados para a carga, o acionamento elétrico a bateria revela os seus pontos fortes: combina uma eficiência energética extremamente elevada com baixos custos energéticos. Mas, quando se trata de trajetos longos e flexibilidade em trajetos e cargas, em breve será claramente vantajoso o acionamento a célula de combustível com hidrogénio líquido desenvolvido pela Mercedes-Benz Trucks. Com um único abastecimento, permite autonomias consideravelmente maiores e está disponível para modelos futuros.

Ambas as formas de acionamento oferecem a oportunidade de um transporte local neutro em termos de CO₂, motivo pelo qual a Mercedes-Benz Trucks começou desde cedo o desenvolvimento. Hoje em dia podem ser apresentadas soluções concretas: O eActros é produzido em série a partir de 2021. E isto é apenas o começo: até 2039 a Mercedes‑Benz Trucks terá no programa a solução eletrificada adequada para quase todas as necessidades. Da solução de distribuição mais leve até ao transporte de longa distância internacional pesado.

Content pano drives of the future 01

Desde 2022 que o eEconic, um especialista em tarefas urbanas, enriquece o portefólio. A partir de 2024 deverá existir ainda, com o eActros LongHaul, uma alternativa de acionamento elétrico a bateria e de produção em série para o transporte de longa distância. O camião de conceito de propulsão elétrica Mercedes-Benz GenH2 Truck também teve a sua estreia recentemente e espera-se que inicie os testes com clientes já em 2024.

Para cima